Viva melhor sem TPM !

Viva melhor sem TPM!

Muitas mulheres se acostumaram a conviver com a famosa Tensão Pré Menstrual e o mal estar acaba por virar uma marca registrada e muitas relações de trabalho e principalmente as relações familiares sofrem com tal descontrole feminino. Não devemos nos acostumar com o que nos incomoda! Menstruar é fisiológico, ter algumas alterações no período que antecede este evento é normal, mas sofrer uma verdadeira transformação no corpo e no humor certamente é sinal de algum desequilíbrio.

Vários hábitos podem aumentar os sintomas de Tensão no período pré-menstrual como, por exemplo, o excesso de cafeína e bebida alcoólica,  a falta de atividade física, o excesso de sódio: embutidos, produtos industrializados, fast-food .

O baixo consumo de alimentos fonte de vitaminas e minerais  e o excesso  de pães, salgados, doces e biscoitos  terá relação direta com  a regulação de nossos hormônios.O alto consumo de gorduras saturadas e trans – encontradas em sorvetes, biscoitos doces, frituras – e um baixo consumo de gorduras que reduzem o processo inflamatório também tem relação com a piora dos sintomas neste período.

Deixar o intestino regular é fundamental quando pensamos em mudança metabólica!

Melhorar a liberação de toxinas e a absorção de nutrientes é o primeiro passo para a melhora sistêmica. Utilizar alimentos que sejam facilmente digeridos, retirando os possíveis vilões e incluindo frutas frescas, verduras e vegetais (fonte de fibras) e óleos bons: prímula, borragem e ômega 3, tem demonstrado grande resposta na TPM, assim como aumentar o consumo de alimentos fonte de Magnésio, Manganês, Vit B6, Vit E e Cálcio e se necessário suplementar tais micronutrientes.

Pensaria ainda na necessidade de utilizar aminoácidos e fitoterápicos para a  redução da ansiedade. Cada pessoa é única e as necessidades assim como a conduta vão variar de acordo com o metabolismo, a história de vida, rotina, queixa de saúde e história familiar. Mas certamente dá para se viver muito melhor com menos sintomas no período pré menstrual! Abraço,

Bianca innocencio- Nutricionista Clínica Funcional

site: www.biancainnocencio.com.br

Bianca Inocenccio

Bianca Inocenccio

Nutricionista Funcional