Saúde intestinal , como anda sua “casa”?

Nós nutricionistas cada vez estudamos mais o intestino. Você já parou para pensar na importância que a sua saúde
intestinal tem para o equilíbrio do seu metabolismo?

Costumo dizer : “Sua saúde gastro-intestinal é a sua casa. Vamos arrumar a casa, antes de tudo!”

Trilhões de bactérias , habitam nosso microbioma intestinal e garantem o equilíbrio exercendo funções importantes na digestão de alimentos, síntese de vitaminas essências, manutenção do sistema imune GALT e MALT, proteção da mucosa, ativação de enzimas bem como modulação de neurotransmissores como Triptofano: essencial para a produção de serotonina e por sua vez melatonina (essencial para uma boa noite de sono).

A utilização de antibióticos, antiácidos, o stresse crônico, má alimentação, são alguns dos fatores que podem servir de gatilho para alterações deste órgão tão vital, levando a um estado que chamamos de disbiose, que se torna ainda mais perigoso e sintomático quando ocorre um aumento da permeabilidade intestinal- quadro esse que pode trazer diversas queixas sistêmicas. Um sinal claro de alteração na saúde intestinal é a síndrome do cólon irritável que exigirá sem dúvida um trabalho integrado .

Pessoas que se queixam de compulsão alimentar, dificuldades no sono, ansiedade, candidíase de repetição, fadiga extrema, também podem ter uma melhora significativa nos sintomas quando tratamos o intestino. A utilização de Probióticos (que querem dizer: “pela vida”) e glutamina (aminoácido essencial para o reparo da hiperpermeabilidade dos enterócitos céls intestinais, costuma ser um passo importante neste processo de tratamento.

E comum ouvirmos no consultório queixas como: constipação ou irregularidade na frequência evacuatória e sabemos que o acúmulo de fezes leva a processo putrefativos no cólon, gerando placas aderentes na mucosa intestinal , que liberam toxinas para todos os sistemas, colaborando para patologias aparentemente sem relação com o intestino (desde dermatites até doenças autoimunes) .

Bem, não existe um protocolo único, fechado, quando pensamos em tratar o intestino. Cada ser é único e precisa de uma avaliação global. Mas não resta dúvida que não podemos falar em Nutrir sem antes deixarmos o intestino no seu melhor!

Bianca Innocencio é Nutricionista Funcional, palestrante colaboradora do site da Mila cozzi. Atende em consultório em Icaraí Clínica Livcare e na Clínica Andrea Santa Rosa no Leblon.

Bianca Innocencio
Nutricionista Funcional

Endereço:
Niterói- Icaraí R Miguel de Frias 88 – sala 301 Tel 36293766
Leblon- Afrânio de Melo Franco,141- 507 TFX 25129193
Instagran: bianca innocencio nutricionista
Facebook: Bianca Innocencio Nutricionista Funcional
Site: www.biancainnocencio.com.br

Bianca Inocenccio

Bianca Inocenccio

Nutricionista Funcional