Resistência insulínica (RI) e Hiperinsulinemia

Quando consumimos carboidratos, açúcares e proteínas, nosso pâncreas secreta insulina , para auxiliar . A insulina age em vários tecidos periféricos, seus efeitos imediatos incluem captação de glicose para músculo e tec adiposo, tem ainda importante ação na expressão de genes e síntese proteica, assim como proliferação e diferenciação celular.

Na obesidade, o tecido adiposo torna-se inflamado (devido a infiltração de macrófagos e a produção de citocinas inflamatórias pelas céls adiposas) tal característica metabólica acaba por acarretar a resistência a insulina e em consequência um estado de hiperinsulinemia (ou seja níveis aumentados de insulina no sangue podem demostram uma resposta a um estado inflamatório). Diversas desordens crônicas podem ter correlação com este quadro de resistência insulínica: SOP (síndrome do ovário policístico), esteatose hepática, elevação do ac úrico (hiperiricemia), alguns tipos de câncer (cólon, mama, pâncreas e endométrio), diabetes mellitus, disfunção endotelial e mitocondrial.

Atitudes e alimentos que modulam a Resistência Insulínica (RI)

  • Evitar o consumo de açúcares, alimentos ricos em frutose (sucos de caixa) e carboidratos simples, bem como jejum prolongado seguido de refeições fartas e volumosas…
  •  Preferir alimentos integrais (com menor carga glicêmica, maior teor de fibras);
  • Incluir nas refeições alimentos fonte de magnésio (verde escuro e integrais) o magnésio é um mineral envolvido em diversas funções dentre elas potencial anti-inflamatório;
  • Outras substâncias interessantes: farinha de maracujá, batata yacon, canela (Cinnamomum zeylanicum),
    chá verde (Camellia sinensis), resveratrol (suco de uva), ômega 3, antioxidantes (coenzima Q10), cromo, vanádio, ac lipóico….

Desta forma podemos manter nosso metabolismo e a insulina mais controlada e ter os benefícios no que tange perda de peso e mudança metabólica!

Bianca Innocencio é Nutricionista Funcional, palestrante colaboradora do site da Mila cozzi. Atende em consultório em Icaraí Clínica Livcare e na Clínica Andrea Santa Rosa no Leblon.

Bianca Innocencio
Nutricionista Funcional

Endereço:
Niterói- Icaraí R Miguel de Frias 88 – sala 301 Tel 36293766
Leblon- Afrânio de Melo Franco,141- 507 TFX 25129193

Instagran: bianca innocencio nutricionista
Facebook: Bianca Innocencio Nutricionista Funcional
Site: www.biancainnocencio.com.br

Bianca Inocenccio

Bianca Inocenccio

Nutricionista Funcional