replika saatevden eve nakliyateşya depolamaistanbul evden eve nakliyat

Menopausa e agora?

Menopausa e agora?

Será que podemos passar por este período com vitalidade, boa forma e bem estar? A ideia de entrar na menopausa causa bastante receio nas mulheres. Sabemos que iremos envelhecer, embora seja esperado parece que nunca estamos preparadas para as mudanças naturais que acontecem no nosso corpo.  A mulher nasce com um número determinado de óvulos, que são armazenados nos ovários, que por sua vez, produzem os hormônios estrogênio e progesterona, que regulam a menstruação e ovulação. A menopausa é marcada pela cessação definitiva da função ovariana, resultando no desaparecimento da menstruação.

Este período (climatério) abrange 3 fases:

> o período que antecede a menopausa: perimenopausa (começa em torno dos 45 anos)

>o desaparecimento das regras: menopausa (ocorre normalmente por volta dos 50 anos)

> a pós menopausa (fase aonde podem aparecer algumas complicações decorrentes da falta de hormônios: dislipidemia, problemas cardiovasculares, obesidade, osteopenia)

Fogachos (calorões), alterações de humor, aumento do apetite, ganho de gordura abdominal, perda de massa muscular e óssea, ressecamento são algumas das queixas e sintomas comuns na menopausa.

Estudos demonstram que investir na alimentação  e exercício neste período ajuda a mulher a passar melhor pelo climatério e a não ter complicações na pós menopausa: mantendo o peso, massa magra e uma boa auto estima.

No próximo post vamos falar dos alimentos e hábitos que comprovadamente podem auxiliar as mulheres nesta fase da vida.

Para garantirmos a boa nutrição na menopausa , precisamos garantir a boa absorção! Sendo assim o primeiro passo é tratar o intestino, equilibrar o microbioma (flora intestinal) e quando falamos em equilíbrio de hormônios sexuais, o fígado também é um órgão chave! Precisamos então avaliar sinais e sintomas e assim verificamos a necessidade de fazermos uma alimentação descongestionante.

Alguns alimentos e suplementos hoje são bem estudados por possuírem fitoestrôgenos ou por modularem a ação hormonal por outra via: a linhaça , a soja (isoflavona) ,Cimucifuga racemosa, Tribullus terrestris, Maca, Pomegranate (extrato da Romã), tintura de amora, Yam mexicano….  a necessidade  da utilização da suplementação deve ser avaliada sempre individualmente.

Vitaminas antioxidantes, são super importantes nesta fase da mulher para manutenção do colágeno e vitalidade da pele: Vit C, E, A, Zinco, Biotina, Coez Q 10, Silício orgânico (exynutriment).

É hora de investir  em receitas saborosas e na gordura boa: óleo de coco, oleaginosas, abacate, óleo de gergelim . Outros alimentos que devem estar presentes: Inhame, lentilha, frutas vermelhas( berrys) gergelim preto.

E assim a menopausa acontecerá trazendo mudanças positivas e vitalidade!

Eu sou Bianca Innocencio, Nutricionista Funcional. Se quiser conversar comigo mem mande um email: biainnocencio@hotmail.com.br

Print Friendly
Mais informações
Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta