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Como fazer meu filho comer melhor ?

Olá amores,

Hoje é dia de Colunista aqui no site e nada melhor do que iniciarmos a semana falando de um tema tão importante e que deixa tantas mamães cheias de dúvidas. Tenho certeza que as orientações abaixo ajudarão vocês a terem resultados significativos. Mas lembre-se: a palavra chave é AMOR. Com amor podemos mudar qualquer cenário ! Muita paciência, persistência e amor. Vamos juntas mamães !

Bjs, Mila Cozzi.

Com a palavra minha amiga querida Andreia Friques, a @nutricionistamaternoinfantil :

1. COMECE COM O QUE ELE GOSTA
A partir de 2 ou 3 anos as recusas são mais frequentes, e o “eu não quero” vira hit nas refeições. Esse comportamento é normal, mas deve ser considerado como parte de um processo de aprendizagem, e não algo que vá determinar o paladar dele. Então, comece pelo o que seu filho mais gosta, nem que essa lista tenha apenas 7 alimentos. Monte o prato, por ex., com cenoura ralada, arroz e frango, e ponha na mesa uma outra verdura ou legume, como a beterraba. Dali a 3 dias, misture à cenoura um pouco de beterraba. Progressivamente, você acrescenta um novo alimento. .

2. ESTABELEÇA UMA ROTINA
Não, a idéia não é burocratizar as refeições. Mas ter horários ajuda por muitos motivos. Evita que seu filho passe o dia todo beliscando. Se você não tem uma pessoa que ajuda na cozinha, adiante alguns preparos no fim de semana, como limpar e cortar folhas e legumes.

3. TENTE NOVAS COMBINAÇÕES
Variedade é a palavra. Para colorir o arroz, cozinhe-o com beterraba ou abobrinha. O filé de frango do almoço pode ser servido desfiado com milho e chuchu no jantar.

4. DEIXE FRUTAS À MÃO
Fique na altura do seu filho e veja se você consegue pegar as frutas que estão guardadas. Se não alcançar, ou mude a fruteira de lugar ou deixe algumas unidades em um lugar de fácil acesso. Ver despertar o interesse.

5. EXPLORE A CURIOSIDADE DELE
Toda criança é um pouco curiosa e gosta de experiências. Combinem de comprar uma fruta nova por semana e experimentá-la de vários jeitos: suco, cortadinha, com outra fruta, no forno etc.

6. INSPIRE-SE NOS DESENHOS
Diga que o personagem preferido do seu filho adora comer frutas, legumes, vegetais.

7. CONVIDE-O PARA AJUDAR
Chame-o para fazer compras, peça ajuda para preparar a comida etc.

8. PREPARE REFEIÇÕES ESPECIAIS
Que tal um jantar de gala? Ou um café da manhã no quintal de casa? Quebrar a rotina pode funcionar como um estímulo também.

9. EXPLIQUE OS BENEFÍCIOS
Diga: laranja ajuda a não ficar gripado, banana evita dores nas pernas, mamão facilita o cocô sair sem doer o bumbum, cenoura ajuda a enxergar bem, etc. (Fonte: Adaptado da Revista Crescer)

Bjs,

Andreia Fiques ( instagram: @nutricionistamaternoinfantil )

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